Pesquisa personalizada

#MCC - Calmaria - Alexandre Privato

#MCC - Diego Fernandes - Sigo o Leão da Tribo de Judá

MCC - Músicos Cristãos Católicos recomenda:

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Lisboa: Baixa vai acolher jovens católicos


Patriarcado revela programa da «Missão Metrópoles», iniciativa de evangelização que começa na quarta-feira, primeiro dia da Quaresma

Baixa de Lisboa é o local escolhido pela Igreja Católica para a Jornada da Juventude que se vai realizar a 1 de abril, no âmbito da ‘Missão Metrópoles’, iniciativa que vai incluir eventos culturais e litúrgicos.

As igrejas do centro histórico da capital vão propor diversas atividades a partir das 14h30 desse dia, Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa, revelou o Patriarcado lisboeta em nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

No fim do dia os participantes rumam até à Sé Patriarcal para participarem na missa presidida pelo cardeal-patriarca, D. José Policarpo, seguindo-se um concerto no Largo de São Domingos, também na Baixa, que encerra o encontro dedicado ao tema ‘Em Cristo a alegria e a sabedoria!’.

A ‘Missão Metrópoles’, idealizada pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, vai decorrer na diocese de Lisboa de 22 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas e primeiro dia da Quaresma, a 15 de abril, domingo após a Páscoa.

As catequeses que o cardeal-patriarca profere nos domingos da Quaresma a partir da catedral vão este ano ser transmitidas em direto por vídeo, através da página dedicada à ‘Missão Metrópoles’ que o Patriarcado de Lisboa abriu no seu site, havendo várias paróquias que as querem transmitir nas suas igrejas.

Cada intervenção, dirigida a destinatários específicos, é antecipada por um vídeo apresentado na quarta-feira anterior, onde D. José Policarpo resume o tema e lança um convite à presença no encontro que começa às 18h00 e termina com a celebração da missa.

O primeiro vídeo, agendado para quarta-feira, antevê a catequese quaresmal de 26 de fevereiro, dirigida às pessoas que estão a preparar-se para receber o Batismo.

As famílias, agentes culturais, “obreiros da solidariedade e da caridade”, “responsáveis pela construção da comunidade” e os jovens são os destinatários privilegiados das restantes cinco catequeses.

O programa da ‘Missão Metrópoles’ prevê a leitura de textos de Santo Agostinho a 24 de março, pelas 16h00, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, iniciativa que o cardeal-patriarca pretende que se transforme no anúncio da “fé cristã aos que não têm fé”.

O evangelho segundo São Marcos, que constitui o centro das leituras proclamadas nas missas durante este ano, vai ser lido integralmente na Sé Patriarcal a 15 de abril, a partir das 16h00.

Várias igrejas de Lisboa recebem as Jornadas Penitenciais, que têm como objetivo a reconciliação com Deus através do sacramento da Penitência (confissão).

O cardeal-patriarca sublinha que o projeto mostra a “preocupação” do Papa “com uma nova evangelização na Europa, continente que foi a base do cristianismo e que ultimamente tem caído numa espécie de indiferentismo” e “agnosticismo”.

As comunidades católicas europeias, por seu lado, “são minorias” e “muitas vezes” nem todos os seus membros “têm uma compreensão profunda do que é a fé”, observa o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa no vídeo em que apresenta a ‘Missão Metrópoles’.

A iniciativa, que ser realiza também em Barcelona, Budapeste, Bruxelas, Dublin, Frankfurt, Liverpool, Paris, Turim, Varsóvia, Viena e Zagreb, constitui “o momento de recuperar e reavivar os desafios e as perspetivas” do Congresso Internacional da Nova Evangelização (ICNE), que Lisboa recebeu em 2005, afirma D. José Policarpo.

Fonte: Ecclesia

Nenhum comentário:

Grupos do Google
Participe do grupo MCC - Músicos Cristãos Católicos
E-mail:
Visitar este grupo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...