Pesquisa personalizada

#MCC - Calmaria - Alexandre Privato

#MCC - Diego Fernandes - Sigo o Leão da Tribo de Judá

MCC - Músicos Cristãos Católicos recomenda:

domingo, 27 de novembro de 2011

Dia de ação de Graças

por Pe. Jefferson Bariviera (Católicos na Flórida)
Andarei, Senhor, ao redor do Teu altar, para entoar, com voz alta, os louvores, e proclamar as Tuas maravilhas todas. (Sal. 26:6)

O costume de separar um tempo especial para ações de graça não é de origem recente. No Antigo Testamento isto já era prática comum entre o povos. Por outro lado, o costume de separar um dia por ano para dar graças pelas bênçãos de Deus em nossa vida originou-se nos tempos modernos, primeiramente na América do Norte com os primeiros colonizadores, e hoje já se espalhou por diversos paises do mundo.

Ação de Graças e gratidão fazem parte dos sentimentos e atitudes mais nobres cultivados ao longo de toda a história da humanidade. Quem ainda não fez a experiência de sentir-se grato por alguma coisa? Deus Nosso Pai constantemente nos abençoa e por este motivo nós temos que, constantemente, agradecer:
  1. pelo dom da vida,
  2. pelo alimento recebido,
  3. por algum evento bem sucedido,
  4. por um presente recebido,
  5. por apoio e ajuda,
  6. por vitórias alcançadas ou por dificuldades e doenças superadas.
São Paulo nos Diz: "Em tudo dai graças" I Tes. 5:18

Paulo não diz: "Por tudo dai graças", mas: "Em tudo dai graças" - e isso faz toda a diferença. Significa que devemos manter uma atitude constante de gratidão, tanto na prosperidade quanto na adversidade. Na prosperidade, porque sabemos que todas as bênçãos vêm de Deus; na adversidade, porque sabemos que Deus pode tirar algo bom de algo que vemos como negativo ou ruim – ELE pode nos dar uma bênção ou um ensinamento a partir de algo que parece ruim.

O Thanksgining ou dia Ação de Graças que hoje celebramos trata-se de um sentimento e de uma atitude que mobilizam homens, mulheres, jovens, crianças, idosos e adultos, em todas as sociedades e em todas as culturas e religiões.

No Brasil, a instituição do Dia Nacional de Ação de Graças deve-se ao embaixador brasileiro Joaquim Nabuco que, ao participar em Washington, da celebração de Thanksgiving, assim se expressou: "Eu quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um agradecimento universal a Deus". O desejo do embaixador de então começou a tornar-se efetivo em nosso pais com a aprovação pelo Congresso Nacional da Lei 781.
João Batista Scalabrini, Pai dos Migrantes, nos dizia: "Somos peregrinos à procura de uma pátria que não é terrena". Ao darmos graças a Deus hoje por bênçãos materiais, agradeçamos-Lhe também a terra celestial que Ele tem preparado para todos os fiéis de todas as épocas.



Nenhum comentário:

Grupos do Google
Participe do grupo MCC - Músicos Cristãos Católicos
E-mail:
Visitar este grupo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...