Pesquisa personalizada

#MCC - Calmaria - Alexandre Privato

#MCC - Diego Fernandes - Sigo o Leão da Tribo de Judá

MCC - Músicos Cristãos Católicos recomenda:

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Castelo se firma como roteiro turístico do segmento religioso (Vitória - Espírito Santo)

Por Patrick Monteiro

Considerado o segundo maior evento religioso do Estado e um dos maiores do Brasil, a tradicional festa de Corpus Christi de Castelo atrai milhares de visitantes. A montagem dos tapetes será feita nesta quarta (22), às 15 horas, em vários pontos da cidade. A quinta-feira (23) será marcada por missas, a partir das 7 horas, e procissão de encerramento, às 16 horas.

Realizada pela igreja católica e seus fiéis, a festa de Corpus Christi cresce a cada ano e chega à 47ª edição firmando-se como roteiro turístico do segmento religioso. A cidade comemora a data de maneira muito especial, ornamentando 1,5 quilômetros de ruas com imensos tapetes de flores, pedras, palha de café, de arroz e diversos outros materiais.

Em 2010 a cidade recebeu 70 mil pessoas durante todo o dia de comemoração. "Esperamos 80 mil pessoas este ano por conta da maior divulgação e do reflexo da festado último ano. Começamos a montar as estruturas e os tapetes no começo da noite de quarta-feira e a acaba logo após a proscrição e missa na quinta. Os eventos são voltados para o dia, mas normalmente ficam muitos turistas na cidade para conhecer nosso município", conta Lúcia Ambrosim, secretária de Turismo e Cultura do município.

Ainda segundo a secretária a festa do interior capixaba pode ser a maior do país. "A maioria das pessoas que nos visitam são do Espírito Santo, mas temos uma grande porcentagem de turistas de todo o Sudeste e do resto do país. E, além de ver, os turistas podem ajudar a confeccionar os tapetes. Há alguns exclusivos para eles, é só chegarem na noite de quarta-feira. Ou, se preferirem, podem solicitar a alguma comunidade. Todos são solícitos e uma ajuda sempre é válida", contou.

A mobilização da comunidade começa alguns meses antes da festa. Criam-se desenhos e é feito o levantamento do material a ser utilizado na confecção dos tapetes. Não importa a idade, todos colaboram e participam. A igreja, a coordenação da festa e a Prefeitura Municipal de Castelo fornecem suporte para a confecção dos tapetes.

Este ano, espera-se que mais de 85 mil fiéis visitem a região de Castelo nos dois dias de evento. Devido à sua grande importância para o turismo, a festa - com seus lindos tapetes - está entre os roteiros religiosos promovidos no estande da Setur na Expo-Católica, feira que será realizada de 7 a 12 de julho, em São Paulo.

Corpus Christi. Há cerca de 747 anos a data celebra a Eucaristia, para a Igreja Católica, rito criado durante a Santa Ceia por Jesus Cristo. Durante as festividades, o Corpo de Cristo, em forma de hóstia consagrada, vai à frente de uma procissão que passa por tapetes coloridos desenhados no chão.

"A festa remonta o ano de 1264 quando o Papa Urbano IV deu uma ênfase maior à eucaristia. Para nós, cristãos católicos, o centro da fé e a pessoa de Jesus que esta presente na eucaristia. É a festa do corpo e sangue de Cristo. Temos diariamente a santa eucaristia mas damos uma ênfase em um dia. Sempre é comemorado nas quintas-feiras, após a festa da Santíssima Trindade. E é relembrado a quinta-feira Santa, quando na Santa Ceia, Jesus lavou os pés dos discípulos", explicou o padre Josemar Rubens Stein,  - Pároco da comunidade São Francisco de Assis, em Jardim da Penha, Vitória.

Segundo o padre, para os fieis, a celebração eucarística recorda o amor divino. "Representa Jesus que se fez alimento por nós. A hóstia é o alimento espiritual. A igreja faz a eucaristia e a eucaristia faz a igreja. Esse é o sentido da religião e da fé. Os católicos devem celebrar esse dia com muita devoção".

É comum, no feriado de Corpus Christi, comunidades desenharem tapetes feitos de materiais orgânicos para que a proscrição com a hóstia consagrada passe pelas ruas. "Neste dia temos uma solene procissão sobre os tapetes que revência a Jesus. A hóstia é conduzida nos ostensório, para que enalteça o Senhor. É conduzido pelo padre que usa uma capa e um véu umeral, que dá o sentido de unção ao rito. Ali a função do padre é resguardando a Jesus consagrado que é conduzido solenemente ao povo que ao senhor", conta Stein.

Programação

Quarta-feira (22)

15 horas - Início da Confecção dos Quadros e Passadeiras
21 horas - Exposição de Fotos "Retrospectiva de Corpus Christi"

Quinta-feira (23)

07 horas - Missa da Família
09 horas - Missa da Infância e da Adolescência Missionária
10h30 - Missa dos Jovens
12 horas - Missa das Comunidades do Interior
16 horas - Missa Campal e Procissão de Encerramento
_________________________________________
MCC Produções - Uma empresa 100% católica
mccproducoescatolica@gmail.com
twitter.com/mccproducoes
facebook.com/mcc.musicoscristaoscatolicos

Nenhum comentário:

Grupos do Google
Participe do grupo MCC - Músicos Cristãos Católicos
E-mail:
Visitar este grupo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...