Pesquisa personalizada

#MCC - Calmaria - Alexandre Privato

#MCC - Diego Fernandes - Sigo o Leão da Tribo de Judá

MCC - Músicos Cristãos Católicos recomenda:

segunda-feira, 14 de março de 2011

Padre José Carlos Sala tira dúvidas sobre a música católica

Entrevista

Em entrevista especial concedida ao Jornal Expressão, da Diocese de São José dos Campos, Padre José Carlos Sala (foto), assessor da CNBB para a música litúrgica, esclareceu alguns pontos importantes sobre a música, no qual reproduzimos na íntegra.

Jornal Expressão - Quando a música católica começou a tomar proporções como a conhecemos atualmente?

Padre Sala - Em toda a história da Igreja a música sempre foi elemento intrínseco à sua caminhada de evangelização. Grandes pregadores sempre recorreram à musica para falar de Deus. Contudo, a partir da segunda metade do século passado houve uma crescente divulgação através dos meios de comunicação de músicas com conteúdo religioso.

JE - Quem foram os pioneiros nesse ramo?

Padre Sala - Destaco o surgimento das bandas católicas que, exercendo o ministério litúrgico-musical em suas comunidades, ganharam popularidade e passaram a gravar e divulgar suas produções.

JE - Em sua opinião, uma música pode converter uma pessoa?

Padre Sala - Todas as artes, mas, especialmente a música, tem especial força de atingir os corações, descortinando mundos e revelando verdades que seriam inacessíveis por outras formas de linguagem. Portanto, a música pode levar uma pessoa a mudar de atitudes e retomar o caminho. Quando a melodia está unida às verdades divinas, o homem, em contato com essa música, tem a possibilidade de beber da fonte que é Deus, tem a possibilidade de converter mente e coração.

JE - Qual a diferença entre música católica e música litúrgica?

Padre Sala - É preciso ter clareza na definição dos seguintes termos: Música sacra, Música religiosa e Música litúrgica. Música sacra é a grande música erudita com conteúdos bíblicos e litúrgicos. Todos os grandes compositores dedicaram boa parte de suas produções para obras sacras. Música religiosa é a música produzida pelas mais diversas religiões com conteúdo e mensagem cristã. Música litúrgica está ligada a um rito, nasce a partir de um rito que tem conteúdo e gestos próprios. Portanto, música litúrgica é música ritual. Muitos agentes de música litúrgica, desconhecendo as características da música ritual, cantam nas celebrações qualquer música, simplesmente pelo fato de “estar na moda”.

JE - Qual a sua opinião sobre músicas não litúrgicas cantadas em celebrações?

Padre Sala - A necessidade é urgente: Formação litúrgica para os agentes de música. É de fundamental importância compreender que a música, na liturgia, não é mero acessório para embelezar, nem mero diversivo para quebrar a monotonia do rito. Ela é, sim, parte integrante e significativa da ação ritual. Na música ritual, a letra tem a primazia. A descoberta da beleza de um canto litúrgico passa necessariamente pela análise cuidadosa do conteúdo do texto e da poesia. A beleza estética não é o único critério. Muitas músicas cantadas em nossas liturgias estão distanciadas do contexto celebrativo. “Verdadeiramente, em liturgia, não podemos dizer que tanto vale um cântico como outro; é necessário evitar a improvisação genérica e o canto deve integrar- se na forma própria da celebração” (SCa 42). Não é possível cantar qualquer canto em qualquer momento ou em qualquer tempo. O canto “precisa estar intimamente vinculado ao rito, ou seja, ao momento celebrativo e ao tempo litúrgico” (DGAE 76). Antes de escolher um canto litúrgico é preciso aprofundar o sentido dos textos bíblicos, do tempo litúrgico, da festa celebrada e do momento ritual. Portanto, músicas distanciadas do momento ritual ferem a dignidade de uma celebração eucarística.

Diocese de São José dos Campos - Jornal Expressão
_________________________________________
MCC Produções - 100% católica
(81) 8645-1475 - 9495-1820

Nenhum comentário:

Grupos do Google
Participe do grupo MCC - Músicos Cristãos Católicos
E-mail:
Visitar este grupo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...