Pesquisa personalizada

#MCC - Calmaria - Alexandre Privato

#MCC - Diego Fernandes - Sigo o Leão da Tribo de Judá

MCC - Músicos Cristãos Católicos recomenda:

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Rádio Vaticano 80 anos: sonho de paz de Guglielmo Marconi

Matéria reproduzida na íntegra de Zenit.org
Comentário do seu diretor geral, Pe. Lombardi
CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011 (ZENIT.org
 
) - A Rádio Vaticano, criada por Guglielmo Marconi (1874-1937), pai da rádio e das comunicações sem fio, mostra como a tecnologia pode estar a serviço da paz e da evangelização, considera o porta-voz do Vaticano. O Pe. Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, assim como diretor geral da Rádio Vaticano, dedicou o último editorial do semanário Octava Dies, do Centro Televisivo Vaticano, a comemorar os 80 anos de inauguração da Rádio Vaticano, cuja primeira transmissão aconteceu em 12 de fevereiro de 1931.

A criação da emissora foi confiada pelo Papa Pio XI a Marconi, prêmio Nobel de Física, quem, como recordou o Pe. Lombardi, sempre dizia: "Minhas invenções são para salvar a humanidade, não para destruí-la!".

A Rádio Vaticano talvez seja uma das realizações que melhor reflete o ideal de Marconi, por exemplo, espalhando "as grandes mensagens de rádio dos Papa pela a paz em um mundo dramaticamente atormentado por guerras ou ventos de guerra, como nos dias de Pio XI, Pio XII e João XXIII".
A emissora difundiu centenas de milhares de mensagens de familiares de presos e refugiados durante a 2ª Guerra Mundial, acrescentou o porta-voz. Nestes anos, ela apoiou e consolou as Igrejas oprimidas por totalitarismos em diferentes partes do mundo. 

Em oito décadas, a emissora apresentou, "sem cessar, os valores do espírito, a atualidade do Evangelho de Jesus, a construção da justiça e da paz, o diálogo entre as confissões cristãs, culturas, religiões e povos".

"Que missão mais bela poderia desejar Marconi para sua invenção? Devemos continuar usando a mais recente tecnologia para estes fins. Mas o fazemos de forma suficiente? As invenções do gênio humano são usadas para salvar a humanidade ou para destruí-la?", pergunta-se o diretor geral.


Para marcar o aniversário, o Pe. Lombardi disse que, diante do futuro, uma das grandes possibilidades está em seus idiomas: ela produz hoje programas em 47 línguas. 

"E isso significa saber como adaptar a 'mensagem' a culturas e mentalidades também muito diferentes - esclareceu. Acho que devemos permanecer em diálogo contínuo. Talvez seja esta precisamente a novidade que devemos enfrentar. Ou seja, entrar no mundo das redes sociais e enriquecer a dimensão do diálogo com nossos interlocutores."
_________________________________________
MCC Produções - 100% católica
(81) 8645-1475 - 9495-1820
mccproducoescatolica@gmail.com
twitter.com/mccproducoes
facebook.com/mcc.musicoscristaoscatolicos

Nenhum comentário:

Grupos do Google
Participe do grupo MCC - Músicos Cristãos Católicos
E-mail:
Visitar este grupo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...