Pesquisa personalizada

MCC - Músicos Cristãos Católicos - SON BY FOUR - Me Levantare (Música Católica)

MCC - Músicos Cristãos Católicos - CATÓLICO SOY - SON BY 4

MCC - Músicos Cristãos Católicos recomenda: Amauri Carvalho

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Padres Cantores, nos hits das paradas


Não é de agora que a Igreja católica teve padres que usavam suas vozes para conquistar fiéis par o rebanho de Deus. A primeira incursão que se tem conhecimento foi com o show do padre cantor mexicano José Mojica (1895/1974), em 3 de abril de 1950, no show da pré-estréia da televisão brasileira (TV Tupi). O frei José Mojica foi o mais famoso padre cantor da música popular. Ficou famoso também como ator em Hollywood, isso antes de entrar para a Ordem de São Francisco, quando se ordenou e continuou cantando. Neste ano (1950) em que cantou na Tupi, ele se apresentou no Recife, no estádio do Sport. Entre uma e outra canção religiosa, ou ária de ópera, ele cantava hits como Besame Mucho, ou Solamente uma vez (seu maior sucesso).

Outro talento saído de dentro do convento foi de uma freira belga, Jeanne-Paulo Marie, de nome artístico Soeur Sourire (Freira Sorriso). Ela compões e cantou um dos maiores sucessos internacionais de 1963 Dominique. Considerada por muitos como uma canção leiga, na verdade Dominique foi uma música dedicada a São domingos, fundador da ordem dos dominicanos, à qual Soeur Sourire pertencia. A música teve um tratamento simples, gravado apenas na voz e violão. Dominique foi uma das poucas canções não cantada em inglês a alcançar o primeiro lugar no disputada na parada da Billboard. A freirinha Soeur Sourire fez todo o circuito das grandes estrelas, passou pelo programa de Ed Sullivan, considerado como o de maior audiência da época nos EUA. Mas sua carreira foi rápida. Em 1966, abandonou o hábito, tentou várias vezes o retorno da carreira de cantora, sem sucesso.

No Brasil a lista dos padres cantores é grande, citando os mais conhecidos temos o campeão de vendagem Pe. Fábio de Melo, outro também bom de vendas Pe. Marcelo Rossi e o veterano Pe. Zezinho, mineiro de Machado, e criado em Taubaté (SP), com 69 anos, em plena atividade física. Padre Zezinho também exerce outras atividades: professor, escritor, radialista, produtor e diretor de televisão.

Padre Fábio de Melo, mineiro da cidade de Formiga, é considerado o campeão de vendas de discos no Brasil, título que mantém por três anos seguidos. Ele é o autor da proeza de vendagens de mais de dois milhões de CDs, desde a estréia De Deus um cantador (1977). Seus discos vendem em média 300 mil unidades a cada lançamento. Padre Fábio de Melo está lançando o segundo DVD, Iluminar ao vivo, pela Som Livre.

Leia o blog:
MCC News - Jornalismo católico
www.mccjornalismocatolico.blogspot.com
Postar um comentário
Grupos do Google
Participe do grupo MCC - Músicos Cristãos Católicos
E-mail:
Visitar este grupo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...