Pesquisa personalizada

#MCC - Calmaria - Alexandre Privato

#MCC - Diego Fernandes - Sigo o Leão da Tribo de Judá

MCC - Músicos Cristãos Católicos recomenda:

sábado, 9 de outubro de 2010

Voz em destaque: Pe. Evaldo

Voz em destaque: Pe. Evaldo

Música para evangelizar. No programa Bem-vindo Romeiro, Pe. Evaldo César, C.Ss.R. oferece oportunidade para a nova música do segmento cristão, como forma de incentivo à aproximação dos devotos de Nossa Senhora.

Nossa equipe conversou com o apresentador, que compartilhou sua experiência e falou da relação de amor e fé expressada pelo povo brasileiro através da música mariana. Boa leitura!

Pe. Evaldo, o Sr. tem uma relação muito próxima com os romeiros em seu programa. Qual a importância para eles das músicas marianas?

Nosso povo brasileiro é musical. Todos os ritmos, sobretudo aqueles que falam ao coração do povo, logo caem na graça das pessoas e elas cantarolam tudo a toda hora. A religião católica entendeu isso desde muito cedo aqui no país e por meio de canções catequizava o povo mais simples. Verdades doutrinais, sobretudo temas eucarísticos e marianos, são colocados em melodias e o povo passa a entender um pouco mais sobre sua religião. Maria, neste sentido, é um tema muito comum em canções religiosas, e nosso povo ama cantar tudo o que fala da mãe de Jesus. Temos músicas tradicionais, como a popularíssima “Maria de Nazaré”, do amigo padre Zezinho e tantas outras. Mesmo as crianças aprendem a cantar para Maria, e “Mãezinha do Céu” deve ser uma dessas músicas que toda criança devia saber de cor para louvar Nossa Senhora. Creio que por isso, pela facilidade de guardar no coração a intercessão de Nossa Senhora por meio de melodias e poder recorrer a estas canções em todos os momentos e que faz nosso povo amar tanto as músicas que falam de Maria.

Em seu programa, o Sr. recebe músicos católicos. Na sua opinião, qual a maior dificuldade que esses cantores e grupos têm de ingressar por esse caminho da música católica?

De fato, no Bem-vindo Romeiro temos músicas religiosas todas as sextas-feiras, no quadro chamado “Canções para Maria”. Temos recebido muitos cantores, homens e mulheres, e grupos religiosos, cujo maior sonho é fazer conhecido o nome de Jesus e de Maria por meio da canção. Claro que todos eles também sonham em cantar, serem de fato artista do “sagrado”, mas o que os move, pelo menos assim percebo, é o compromisso com a evangelização. Obviamente, o mercado da música é um nicho complexo de atuação, ainda mais para cantores de orientação religiosa. Assim, o grande desafio é conseguir um patrocinador que acredite no trabalho, convencer uma gravadora a colocar em CDs as músicas, inserir-se comercialmente no mercado. Muitos fazem esforço pessoal para bancar uma produção de CD, outros se associam a amigos ou comunidades, mas o caminho é penoso. Poucos são os que conseguem uma boa oportunidade. E olha, tem muita gente boa escondida por falta de incentivo humano e financeiro.

O Sr. vê o Vozes da Igreja como uma forma dos devotos mostrarem todo seu amor por Maria?

Claro, VOZES DA IGREJA é cada vez mais um momento musical na Igreja do Brasil. Quando a TV APARECIDA resolveu assumir este projeto, que originalmente era um festival de Música Mariana do Santuário Nacional, a intenção foi expandir o apelo musical ao redor da Padroeira do Brasil, dando-lhe um caráter cultural e ainda mais religioso. Assim, VOZES DA IGREJA já é hoje uma marca forte, que cada dia mais tende a conquistar as comunidades do Brasil. E o bonito, no VOZES, é a alegria das pessoas em compor canções que falem profundamente da devoção a Nossa Senhora. Existe sempre o apelo da devoção, que move os compositores e intérpretes.

Deixe um recado para os novos talentos da música católica e para as comunidades que estão participando do concurso.

O recado que deixo é o da participação e compromisso. É preciso acreditar na força artística da nossa comunidade, do nosso ministério de música, nos artistas que estão perto de nós. Não tenho dúvidas que participar do VOZES é projetar sua comunidade para além dela mesma, mostrar os valores da juventude, os sonhos e o desejo de ser uma comunidade atuante e participativa. Venha somar conosco e ser Igreja no VOZES DA IGREJA, aqui na Rede Aparecida de Comunicação!


Nenhum comentário:

Grupos do Google
Participe do grupo MCC - Músicos Cristãos Católicos
E-mail:
Visitar este grupo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...