Pesquisa personalizada

#MCC - Calmaria - Alexandre Privato

#MCC - Diego Fernandes - Sigo o Leão da Tribo de Judá

MCC - Músicos Cristãos Católicos recomenda:

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Criada a Comissão Nacional do Apostolado Brasileiro nos Estados Unidos

Foi realizado entre os dias 20 e 23 de Setembro na cidade de Atlanta, GA, o X Encontro da Pastoral Brasileira no Exterior, PBE, órgão ligado a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) que cuida dos interesses e formação de agentes pastorais para o trabalho junto aos emigrantes no exterior .Pe. Leonir Chiarello que pertence uma organização sem fins lucrativos denominada Scalabrini Internacional Migratrion Network desenvolveu uma palestra cujo o tema foi "Integrar para Evangelizar sob a luz de Aparecida". O palestrante baseando-se no Documento do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) expressou as orientações oferecidas pela Igreja ao processo de assimilação e integração à nova cultura que o imigrante está sujeito desde o momento em que ele cruza as fronteiras. Ele ainda falou do impacto que a imigração latina vem trazendo a Igreja Católica. Algumas pesquisas apontam que em alguns anos mais de 50% dos católicos neste país serão de origem latina.

Segundo Dom Alessandro Ruffinoni Bispo auxiliar de Caxias do Sul, RS, o ponto principal do encontro foi a reflexão da atual organização dos trabalhos pastorais desenvolvidos pelos padres juntos aos imigrantes brasileiros e a criação de uma comissão nacional do Apostolado Brasileiro que será uma representação jurídica junto a Conferência Nacional dos Bispos Norte Americanos.
Dom Alessandro e Romulo Moreira
Dom Alessandro e Rômulo Moreira da Mídia do AB
"Vir até Atlanta me proporcionou conhecer de perto os trabalhos dos missionários e missionárias e as exigências que esse trabalho implica. Quero deixar o meu muito obrigado aos padres, religiosos e leigos que tanto se dedicam ao trabalho do Apostolado Brasileiro nos Estados Unidos", completa o Bispo.

Representantes da Região Norte

Pe. Eduardo Marques aproveitou a presença de Dom Alessandro ao encontro e relatou o problema vivida pela comunidadm conseguir padres para substituir àqueles que completam o seu tempo de permanência e devem retornar ao Brasil. Ele disse que se não fosse pela força e colaboração de alguns sacerdotes estudantes que estão aqui em Boston, algumas comunidades estariam passando por sérias dificuldades. "Admiro esses meus irmãos de sacerdócio que têm sacrificado os seus estudos para ajudar-nos na missão de pastorear o nosso povo em terras estrangeiras", completa.e católica em Boston e


Pe. Roger Araújo e Rosana Szvarka
Principais Organizadores do Encontro

Na noite do penúltimo dia do encontro os participantes se dirigiram até a cidade de Marietta nos arredores de Atlanta, GA.
Lá, as Comunidades Católicas do estado da Geórgia prepararam um momento de convívio com apresentações religiosas, cívicas e artísticas. "Atlanta esteve em festa!" Afirmou Pe. Roger Araújo missionário da Comunidade Canção Nova e que está à frente das comunidades católicas São Judas Tadeu e Sagrada Família.
 

Apresentações em Marietta, GA

"Estamos todos muito felizes por esse importante acontecimento, e por termos tido a oportunidade de acolher à todos para esse grande encontro. Vivemos momentos muitos intensos durante os últimos dias, e concerteza o X encontro da pastoral brasileira deixará saudades e produzirá bons frutos. Espero encontrar todos novamente em 2012 em Nova York, cidade escolhida para sediar a próxima edição deste encontro", ele finaliza.


Nenhum comentário:

Grupos do Google
Participe do grupo MCC - Músicos Cristãos Católicos
E-mail:
Visitar este grupo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...