Pesquisa personalizada

#MCC - Calmaria - Alexandre Privato

#MCC - Diego Fernandes - Sigo o Leão da Tribo de Judá

MCC - Músicos Cristãos Católicos recomenda:

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Jornada Mundial da Juventude 2011 - Madrid



 
l
21 de Agosto de 2010
Seu autor José Gil-Nogués, desenhista gráfico espanhol, explicou que o fundo do desenho simboliza “jovens de todo o mundo que se unem para celebrar sua fé junto ao Papa, ao pé da Cruz, e formam a coroa de Nossa Senhora de Almudena, patrona de Madri”.
A mensagem do logo, acrescenta, “é uma catequese, uma oportunidade de evangelização: o caminho rápido e seguro para chegar a Cristo é a Virgem Maria, Mãe de Deus e dos homens. Os jovens têm, na fé de Maria, o exemplo e o modelo para chegar a Cristo e cumprir a finalidade prioritária da JMJ: dar a conhecer ao mundo sua mensagem”.
 

Na coroa, continua dizendo o criador, destaca o “m” de Maria, também inicial de Madri, lugar do encontro.
“O uso de uma paleta de cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) transmite um calor inconfundível, sinal de identidade de uma cidade como Madri, de um país como Espanha. Estas cores são reflexo também do ‘calor divino’, do Amor trinitário”, declara.

 
A Cruz, sinal do cristão, preside o encontro do Papa com os jovens, que fazem visível com seu testemunho o tema da JMJ: “arraigados e edificados em Cristo, firmes na fé”.
Sobre a forma, o desenhista esclareceu que “o símbolo possui um traço espontâneo e firme, como a juventude do século XXI. É próximo, afável, aberto. Alegre, descontraído e positivo”.

 
Jovens da Arquidiocese de Brasília vão realizar um evento para preparar e motivar os peregrinos e voluntários que participarão da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Madri, Espanha, em 2011. O "Madrid 365
 
" foi idealizado para ocorrer 21 de agosto, exatamente um ano antes da missa de encerramento do evento na capital espanhola.



O encontro, que acontece durante uma tarde, terá uma série de testemunhos de jovens que participaram das últimas jornadas, de Paris em 1997 a Sidney em 2008. Além dos relatos, haverá tendas para agências de viagens que levarão peregrinos de Brasília e uma apresentação da delegação oficial arquidiocesana. O evento encerra com a Santa Missa.
"Queremos propiciar aos jovens um aperitivo do que é estar em uma JMJ e, principalmente, do que nos espera na Espanha. Além de vivenciar a multiplicidade de carismas que movem a Igreja em direção a Cristo”, afirmou o coordenador do Madrid 365, Lucas Sales.
 

 A Renovação Carismática Católica (RCC), através do núcleo Ministério Jovem do Brasil, está preparando uma missão jovem além fronteiras, de evangelização.
A ideia surgiu em 2006, durante encontro nacional dos jovens ligados à RCC, e deverá acontecer cerca de 15 dias antes da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Madri (Espanha). A diocese escolhida para essa missão brasileira de re-evangelização é a de Pamplona, onde cerca de mil jovens estarão envolvidos nessa mobilização que se estenderá também a Madri.
 
“Temos recebido notícias tristes da juventude da Europa e nos sentimos responsáveis por eles, pois deles chegou até nós o anúncio da salvação e é nossa responsabilidade fazer o caminho inverso”, relata o coordenador do projeto
Missão Jornada
 
, Ademilson Bernadineli.

Os missionários estão sendo escolhidos através das coordenações estaduais da RCC e depois devem passar por um processo de treinamento pré-missão, que inclui estudo de espanhol, métodos de abordagem e o
Querigma
 
, base do anúncio evangélico. Para participar é fundamental ser atuante no grupo de oração. “Precisamos ser missionários sim, mas também discípulos”, afirma Ademilson.

Uma comissão deve partir para a Espanha em novembro para organizar a logística dessa empreitada. É quando acontecerá em Pamplona uma Jornada Diocesana da Juventude, momento em que o grupo pretende conhecer melhor a realidade jovem.
Nova evangelização

A missão na Jornada Mundial da Juventude em Madrid acontecerá através de abordagens, teatros, danças, panfletos e outras expressões que podem somar a este serviço de salvação, segundo o site do evento.

Os organizadores esperam que, além dos dias de peregrinação e reflexão de jornada, o jovem evangelizador tenha uma experiência missionária além-fronteira e desenvolva um olhar sobre a situação dos jovens de outros continentes.



Nenhum comentário:

Grupos do Google
Participe do grupo MCC - Músicos Cristãos Católicos
E-mail:
Visitar este grupo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...