Pesquisa personalizada

#MCC - Calmaria - Alexandre Privato

#MCC - Diego Fernandes - Sigo o Leão da Tribo de Judá

MCC - Músicos Cristãos Católicos recomenda:

terça-feira, 15 de junho de 2010

Apostolado Brasileiro celebra o Encerramento do Ano Sacerdotal


Foi celebrado no dia 11 de junho de 2010, na Paróquia de Santo Antônio em Cambridge, MA, o encerramento do Ano Sacerdotal e a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.
A Santa  Missa foi presidida pelo Pe. Jonas Christal, da comunidade de Lowell, e contou com a presença do  Reverendíssimo Dom Robert Hennessey, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Boston.
Também estiveram concelebrando os seguintes sacerdotes: Pe. Walter Carreiro e Pe. James M. Achadinha (Pároco e Vigário Paroquial de Cambridge, respectivamente), Pe. Cristiano Borro (das comunidades católicas de Cambridge e Nashua, NH),  Pe. João Devin (da comunidade de East Boston),  Pe. Heitor Castoldi (da comunidade de Framingham), Pe. Ademir Guerini (da comunidade de Somerville), Pe. José Eduardo Marques (da comunidade de Allston e Maynard e atual coordenador do Apostolado Brasileiro) e Pe. Hamilton Nascimento (da Canção Nova, que veio do Brasil para conduzir a peregrinação dos povos de língua portuguesa ao Santuário da Divina Misericórdia, em Stockbridge, MA, no último domingo, dia 13 de junho).

O Ano Sacerdotal foi proclamado pelo Santo Padre, Papa Bento XVI, por ocasião do 150º aniversário da morte de São João Maria Vianney, o santo Cura d'Ars, luminoso modelo de pastor, plenamente dedicado ao serviço do povo de Deus, para estimular os fiéis, e principalmente os sacerdotes, a imitar as suas virtudes. Foi do desejo do Papa que, durante o ano sacerdotal, os milhares de sacerdotes espalhados pelo mundo pudessem reforçar cada vez mais sua fidelidade a Cristo com meditações, exercícios espirituais e outras iniciativas.
 

Legião de Maria conduzindo a reza do Terço das Vocações antes da Missa
 
Durante a celebração em Cambridge, o pregador Pe. Cristiano Borro disse ter acompanhado pela internet a Missa presidida pelo Papa direto da Basílica de São Pedro no Vaticano. "Fiquei feliz por tantos sacerdotes terem atendido o apelo do Santo Padre para junto dele poder encerrar o Ano Sacerdotal [15 mil sacerdotes estiveram em Roma] e foi interessante notar que durante a homilia o Papa não quis tampar o sol com a peneira e falou do sofrimento da Igreja que, no ano dedicado à meditação e oração pelos sacerdotes, foi sacudida por tantos escândalos que apareceram na mídia, mostrando um lado um tanto quanto sombrio da realidade humana o qual faz parte aqueles que decidiram um dia consagrar as suas vidas a Deus. De fato, em vez de denegrir a imagem dos sacerdotes, porque quem tem bom senso sabe que a grande maioria dos padres procuram cumprir a vontade de Deus em suas vidas, o que aconteceu devia servir para compreender ainda mais que somos homens e que como homens somos chamados a realizar nesse mundo algo que muitas vezes ultrapassa nossos limites humanos."
 
(E) Pe. Cristiano Borro e Pe. Jonas Christal que presidiu a celebração 
 
Vários movimentos de leigos presentes no Apostolado, tais como Legião de Maria, Irmandade de Santo Antônio, Apostolado da Oração, Movimento  Sacerdotal Mariano e Renovação Carismática Católica, estiveram presentes na celebração festiva que foi animada pelos Ministérios de Música das comunidades de Cambridge e de Somerville. A comunidade de Lowell teve a responsabilidade de preparar a liturgia da Santa Missa.

Ainda durante a celebração, Ana Lucía Paulin, de Framingham, cantou o Salmo Responsorial e o hino de Ação de Graças, e o ministério de Dança "Luz das Nações", também de Framingham, apresentou uma coreografia alusiva ao Ano Sacerdotal.
 
Ministério de Dança Luz das Nações de Framingham

O atual coordenador do Apostolado Brasileiro, Pe. José Eduardo Palma Marques, conduziu o Ato de Consagração ao Imaculado Coração de Maria e Pe. Walter Carreiro, pároco em Cambridge, conduziu o momento em que os padres puderam renovar os seus votos sacerdotais. Diga-se de passagem que, ao chegarem à Igreja de Santo Antônio de Cambridge, na última sexta-feira, os fiéis observaram a presença da bandeira do Brasil agora oficialmente hasteada na entrada da Paróquia. Um gesto carinhoso do Pe. Walter que acolhe os brasileiros em sua paróquia multicultural, lugar este também onde nasceu o Apostolado Brasileiro na Arquidiocese de Boston, hoje presente em 14 diferentes localidades.
 
Coordenador do Apostolado conduzindo o Ato de Consagração ao 
Imaculado Coração de Maria
 

No final da Missa, o Bispo Regional, Dom Robert Hennessey, trouxe o pedido do  Cardeal Seán O'Malley para que o Apostolado Brasileiro reze por mais vocações sacerdotais. Sua Eminência também concedeu uma bênção especial aos fiéis brasileiros presentes em sua Arquidiocose, e disse que a comunidade brasileira é sinal de alegria, de exemplo e de testemunho em terras estrangeiras. "É oportuno encerrar o Ano Sacerdotal na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus; peço-lhes que rezem a Deus por nós, para que Ele faça de nós bons pastores e sacerdotes santos", completa o Bispo.
 
Dom Robert Hennessey - Bispo Regional 
 
 
 
Movimentos e Pastorais  participantes da Missa de Encerramento Ano Sacerdotal e Festa do Sagrado Coração de Jesus
 
Legião de Maria da Comunidade de Somerville
 
 
Apostolado da Oração e membros da Comunidade de East Boston
 
 
Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão de diversas Comunidades
 
 
Ministério de Música das Comunidades de Cambridge e Somerville
 
 
Participação Especial
 Ana Lucia Paulin - Cantora
Comunidade Católica de Framingham
 
 
Pe. Hamilton Nascimento - Canção Nova
   
 Escrito por
Hércules Werneck 
 
Fotos
Felipe Martins e Lucimar Pereira
 
Equipe de Mídia e Comunicação 
 

Nenhum comentário:

Grupos do Google
Participe do grupo MCC - Músicos Cristãos Católicos
E-mail:
Visitar este grupo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...