Pesquisa personalizada

#MCC - Calmaria - Alexandre Privato

#MCC - Diego Fernandes - Sigo o Leão da Tribo de Judá

MCC - Músicos Cristãos Católicos recomenda:

terça-feira, 4 de maio de 2010

A Santa Cruz de Nosso Senhor


Santa Helena, mãe do Imperador Constantino, convertida ao Catolicismo, procurou como Relíquia preciosa a Cruz de Jesus Cristo. Para este fim, mandou fazer escavações no Calvário e encontraram três cruzes e, à parte, os cravos e a inscrição: Jesus Nazareno, Rei dos Judeus (INRI). Não podendo distinguir qual delas fosse a Cruz verdadeira, São Macário, patriarca de Jerusalém, ordenou preces públicas, depois mandou levar as três cruzes junto de uma mulher enferma; apenas esta foi tocada pela terceira Cruz, curou-se imediatamente.

Reconhecida desta maneira a verdadeira Cruz, Santa Helena, mandou construir uma Igreja magnífica e nela guardou, dentro de um cofre de prata ornado de pedras preciosas, grande parte do Sagrado Lenho.

A outra parte, com os cravos, mandou-a a Constantino. Cerca de trezentos anos depois, Cosroas II, da Pérsia, apoderou-se de Jerusalém, e de lá Ievou a Santa Cruz. Pôde readquiri-la o Imperador Heráclio, quando venceu os persas, e tornou a levá-la para Jerusalém.

Queria ele próprio conduzi-la para o Calvário, mas uma força invisível impediu-o de dar um só passo para fora da cidade. Disse-lhe o Patriarca Zacarias que acontecia isto por ele estar vestido com trajes reais, quando Jesus Cristo dera exemplo de amor heróico à humildade e à pobreza.

Heráclio depôs todos os ornamentos e vestiu hábito de penitente, e pode ir então livremente adiante.

Em seguida a Santa Cruz foi dividida em grande número de pequeninas partes, que se veneram em muitas igrejas do mundo católico.

Fonte: (Novo Manual do Catequista –Giuseppe Perardi – União Gráfica – Lisboa, Portugal – 4a edição, p. 79).

Nenhum comentário:

Grupos do Google
Participe do grupo MCC - Músicos Cristãos Católicos
E-mail:
Visitar este grupo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...