Pesquisa personalizada

#MCC - Calmaria - Alexandre Privato

#MCC - Diego Fernandes - Sigo o Leão da Tribo de Judá

MCC - Músicos Cristãos Católicos recomenda:

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Papa a bispos escoceses: compreender papel de sacerdotes e leigos

Audiência por ocasião da visita “ad limina apostolorum”
CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010 (ZENIT.org).- Formar os fiéis na compreensão correta do papel dos sacerdotes e leigos na vida da Igreja é a indicação que Bento XVI deu hoje aos bispos escoceses, ao recebê-los em audiência por ocasião de sua visita ad limina
 
Em seu discurso, o Papa expressou sua satisfação pela ênfase dada pelos bispos escoceses na “formação permanente do clero”, com iniciativas como a chamada Priests for Scotland (“Sacerdotes para a Escócia”).
“O testemunho dos sacerdotes que estão autenticamente comprometidos na oração e alegres em seu ministério dão fruto nãosomente na vida espiritual dos fiéis, mas também em novas vocações”, observou.
As diversas iniciativas para promover as vocações, indicou Bento XVI, devem estar acompanhadas, no entanto, por “uma catequese permanente entre os fiéis sobre o significado autêntico do sacerdócio”.

Por isso, pediu aos bispos que sublinhassem “o indispensável papel do sacerdote na vida da Igreja, sobretudo ao prover a Eucaristia, com a qual a própria Igreja recebe vida” e de animar “os encarregados da formação de seminaristas a fazer tudo que puderem para preparar uma nova geração de sacerdotes comprometidos e fervorosos, bem equipados no âmbito humano, acadêmico e espiritual para a tarefa do ministério no século XXI”.

À valorização adequada da função do sacerdote deve ser acrescentada “uma correta compreensão da vocação específica dos leigos”, que “não confunda apostolado laical com apostolado ministerial”.

“A visão do Concílio Vaticano II é que na medida em que os fiéis leigos vivem a sua vocação batismal – na família, em casa, no trabalho – estão participando ativamente na missão da Igreja de santificar o mundo.”
“Uma renovada atenção ao apostolado dos leigos ajudará a esclarecer o papel do clero e dos leigos, dando maior impulso à tarefa de evangelizar a sociedade”, acrescentou.

Por sua vez, o cardeal Keith Patrick O'Brien, presidente da Conferência Episcopal, agradeceu ao Papa por ter colocado “no centro do seu ministério a lembrança das raízes cristãs da Europa”.

O ensinamento do pontífice, acrescentou, “nos inspira e nos leva a renovar nossas forças como bispos para comunicar a fé”; e afirmou que “muitos seguidores de outras confissões cristãs e de outras crenças veem a Igreja Católica como um ponto de referência sobre as grandes questões religiosas, morais e éticas”.

A Igreja Católica na Escócia está articulada em 2 arquidioceses e 6 dioceses, com cerca de 750 mil fiéis, em uma população de aproximadamente 5 milhões de habitantes.

Nenhum comentário:

Grupos do Google
Participe do grupo MCC - Músicos Cristãos Católicos
E-mail:
Visitar este grupo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...