Pesquisa personalizada

#MCC - Calmaria - Alexandre Privato

#MCC - Diego Fernandes - Sigo o Leão da Tribo de Judá

MCC - Músicos Cristãos Católicos recomenda:

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

APRENDENDO A SER ARTISTA

Artista que é artista se apresenta diante de 3 pessoas ou de 3 mil


Ouça com o ouvido e com o coração. A Palavra de Deus, mais do que compreendida, deve ser digerida, pois nem tudo entenderemos. Nem o próprio Jesus sabe o dia que Ele virá, mas só o Pai. E este dia nos traz uma verdadeira expectativa. Ele está chegando, devemos esperar com ânimo, com arte.

Eu sou um padre artista, sempre fiz "arte" desde criança. Artista não escolhe ser artista, ele nasce. Ser artista é uma sina, não é escolha. Todo artista é um relâmpago. Você é o relâmpago de Deus com 10% de inspiração e 90% de transpiração.

Vendo as pessoas encenando tudo igual e perfeito, vi que foi puro suor e trabalho. Precisamos ter o Espírito, mas também transpirar, praticar a arte de ser cristão. O artista é esse relâmpago de que nos falava a palavra de Deus. Ele não é uma hidrelétrica, pois quem é a Igreja. Ela é luz para o mundo, por essa luz ela ilumina o mundo.

Tem gente que deixa a sua arte relâmpago causar morte. Não come, só vive para a arte. Já vi muitos artistas com o poder de tal arte destruir um ministério. Eu sempre disse para os ministérios que eu acompanhei: "Deus tem um plano bem maior para você, que vai além da fantasia. Há a realidade".

Dois relâmpagos não se cruzam. Assim acontece com os artistas. Muitos, quando se encontram, saem faísca. No teatro, existe uma expressão que é tida como boa intenção: "dar a vez". Há muito artista que quer tomar o lugar de Jesus, mas o que importa é que "Ele cresça e eu diminua" (cf. Jo 3,30). Fique feliz se num momento você for esquecido, mas Deus for louvado.

O artista verdadeiro é aquele que não busca migalhas de palmas. Artista que é artista se apresenta diante de 3 pessoas ou de 3 mil. Não faz diferença diante de você a quantidade de público. O artista não depende do salário afetivo que recebe. O artista vive o mistério da solidão da clausura.

O momento de se preparar para apresentar é um momento de solidão acompanhada por Deus. Artista que não reza antes, apresenta o seu querer e não o de Deus. Você é o palco de Deus e, por isso, sua inspiração, muitas vezes, toma conta de você.

A inspiração tem, muitas vezes, começo, meio e fim, mas depois precisa ser trabalhada na transpiração. A arte é ecumênica.

Todo artista passa por um tempo de des-inspiração. Nessas horas, faça o que Maria disse: "Fazei tudo o que Ele vos disser" (cf. Jo 2,5). Vai rezar.

Um dia, teremos pessoas com arte nova, sem mediocridade, que sabe dar de si porque não se pertencem. Relâmpagos de Deus que vão clarear o mundo com nossa arte, que um dia se transformará em salvação.
 
Padre Joãozinho

Colaboração de: Alysson Costa

_____________________________________________________


2009: UM MARCO NO PONTIFICADO DE BENTO XVI

Cidade do Vaticano, 31 dez (RV) – "Diz-se que 2009 foi um ano difícil, cheio de adversidades para Bento XVI. A análise é certamente verdadeira, mas ninguém pode negar que 2009 também foi o ano mais importante e intenso na história da Igreja Católica das últimas décadas". É o que escreve "O Blog dos Amigos de Papa Ratzinger", um dos sites católicos mais consultados por monitorar diariamente toda a atividade da mídia sobre o pontificado de Bento XVI.

"O papa – ressalta – tomou decisões importantíssimas que a mídia voluntariamente ignorou ou interpretou mal, gerando várias polêmicas. Lamenta-se que tanta volta se tenha instrumentalizado a relação com os amigos judeus para um acerto de contas".

"Foi o ano – declara o blog – da histórica carta do Papa aos bispos católicos sobre a revogação da excomunhão aos lefevrianos, sobre a qual tanto ouvimos a respeito da obediência e desobediência dos bispos. Foi o ano da confirmação da tolerância zero no que diz respeito à pedofilia na Igreja com a renúncia de alguns 'expoentes' na Irlanda. Foi o ano da Constituição Anglicanorum Coetibus e a abertura de uma nova fase no diálogo ecumênico". Foi, por isso, um "ano difícil, mas fundamental, um marco na história do papado".

Deve-se recordar ainda que outros eventos marcaram o pontificado de Bento XVI em 2009 como sua viagem à África em março, e a realização de um Sínodo Especial dos Bispos sobre o continente africano. Além disso, o papa esteve visitando a Terra Santa e pedindo a paz e o fim dos "muros das divisões".

Por fim, no que diz respeito ao Brasil e o Santo Padre lembre-se ainda que 2009 marcou o início das visitas 'ad limina apostolorum' para os bispos do Brasil e a ratificação com a troca dos instrumentos diplomáticos para o Acordo entre o Estado brasileiro e a Santa Sé.

Fonte: Rádio do Vaticano

Nenhum comentário:

Grupos do Google
Participe do grupo MCC - Músicos Cristãos Católicos
E-mail:
Visitar este grupo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...