Pesquisa personalizada

#MCC - Calmaria - Alexandre Privato

#MCC - Diego Fernandes - Sigo o Leão da Tribo de Judá

MCC - Músicos Cristãos Católicos recomenda:

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Papa defende debate teológico na Igreja



Em seu encontro desta manhã com os fiéis na Praça São Pedro, o papa fez uma reflexão sobre o debate teológico vigente no século XII, protagonizado por São Bernardo e Santo Abelardo, expoentes da teologia monástica e da teologia escolástica, definidas pelo pontífice como “teologia do coração” e “teologia da razão”.

Um dos expoentes da primeira foi São Bernardo de Claraval, que via na teologia um auxílio para amar cada vez mais e melhor o Senhor. Por sua vez, Abelardo, comprometido na busca de uma compreensão racional dos mistérios da revelação cristã, interpretava a outra corrente teológica.

Bento XVI explicou que “subindo até a nascente divina por margens opostas do mesmo rio, estas duas figuras – Bernardo e Abelardo – envolveram-se em vivos debates teológicos, mas graças também a Pedro o Venerável, amigo dos dois, acabaram concordando no ponto essencial: salvaguardar a fé da Igreja e fazer triunfar a verdade na caridade”.

Neste sentido, o papa defendeu a utilidade de uma discussão teológica saudável dentro da Igreja, sobretudo quando as questões em debate não são definidas pelo Magistério, que é o indiscutível ponto de referência.

Após a catequese, que o papa proferiu também em português, Bento XVI saudou os peregrinos em várias línguas, dentre as quais, a nossa:

“Uma cordial saudação aos peregrinos vindos de Coimbra e de São Paulo, ao grupo de Focolarinos do Brasil, aos fiéis cristãos da Catedral Nossa Senhora da Conceição em Bragança Paulista com seu Bispo Dom José Maria Pinheiro, e à tripulação do Navio-Escola ‘Brasil’ com o seu comandante, que aqui vieram movidos pelo desejo de afirmar e consolidar sua fé e adesão a Cristo, o Senhor dos Navegantes”. “Ele vos encha de alegria e o seu Espírito ilumine todas as decisões da vossa vida para realizardes fielmente o projeto de Deus a vosso respeito. Acompanha-vos a minha oração e bênção”.

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Grupos do Google
Participe do grupo MCC - Músicos Cristãos Católicos
E-mail:
Visitar este grupo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...