Pesquisa personalizada

#MCC - Calmaria - Alexandre Privato

#MCC - Diego Fernandes - Sigo o Leão da Tribo de Judá

MCC - Músicos Cristãos Católicos recomenda:

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Prémios Kerygma da Música Católica


Escrito por Kerygma
27-Sep-2009

Vencedores para melhor melhor canção, melhor álbum e melhor artista/grupo

A Associação Cultural Kerygma idealizou e instituiu os Prémios Kerygma da Música Católica com o objectivo de incentivar a evangelização através da música, destacando e promovendo, em cada período (neste caso os anos de 2007-2008), os melhores intérpretes e os melhores trabalhos musicais. A tarefa do júri não se revelou fácil e, dado o excelente nível de todos os nomeados, as votações foram muito equilibradas.
O prémio Melhor Canção foi atribuído ao tema Recolher de Claudine Pinheiro. Com o apoio da Família Salesiana gravou algumas das músicas da Ir. Glenda em português. Assim nasceu o livro/CD "Água Viva", editado em 2004 e reeditado um ano depois. Desde o lançamento deste trabalho realizou mais de meia centena de concertos por todo o país. O seu novo projecto "Capaz de Ti" é um livro/CD que apresenta 12 canções (incluindo oito temas originais) com uma sonoridade que inspira recolhimento e oração. O tema "Recolher" destaca-se pela simplicidade, pela beleza musical e pela riqueza da mensagem. O talento que revela como compositora e intérprete faz-nos antecipar um futuro repleto de temas originais tão belos como este que mereceu a escolha do júri.

O CD Lc.15:7 do grupo Kyrios ganhou o prémio de Melhor Álbum. Constituido em 1995, o grupo Kyrios tem como objectivo fazer canções com uma mensagem positiva, assente nos valores cristãos, apostando na qualidade da música e na irreverência das letras. O grupo estreou-se com um primeiro CD independente "Projecto de Vida". Começaram a realizar concertos em 1998: foi na Exposição Mundial de Lisboa que Kyrios fez a sua primeira apresentação num concerto memorável, realizado numa plataforma sobre água. De seguida surgiu outro CD, "Filhos de um Deus Maior", editado pela Farol, que definitivamente marcava o estilo do grupo, um Pop melodioso, com temas fortes como "D.E.U.S." ou "Todos Nós". Na tour "Filhos de um Deus Maior", a banda percorreu algumas dezenas de palcos entre os quais se destacam os concertos no S. Luiz, no Teatro Politeama (a favor da Ajuda de Berço) e ainda o especial Kyrios (Ecclesia) do canal 2 nos Açores. Em 2000 o Kyrios foi convidado para representar Portugal no Jubilmusic, o maior Festival de música cristã da Europa, que decorreu em San Remo - Itália, evento que teve transmissão na RAIUNO. Após um interregno sem gravar e com uma mudança de quase todos os elementos da banda, Kyrios voltou ao estúdio em 2003 para gravar "Depois", um CD produzido por Jaume Pradas, músico de Barcelona que trouxe para a banda uma sonoridade mais experiente e produzida. A faixa "Deixa que o amor arranhe" tornou-se o tema principal numa série da TVI: "Olá Pai". Seguiu-se novo interregno de três anos e, em 2004, o grupo fez uma paragem, chegando a pensar-se que não voltariam a actuar mais. Mas para júbilo de todos, o grupo Kyrios regressou ao estúdio em 2007 para gravar o novo CD: Lc.15:7. Em boa hora o fez pois produziu um dos mais belos e consistentes trabalhos da sua história musical. Ficamos todos desejosos de conhecer o próximo álbum do grupo que certamente não deixará de nos surpreender pela positiva.

O júri elegeu como vencedor do prémio Melhor Artista/Grupo a banda Terceira Margem. Composta por oito jovens de Setúbal, esta banda formou-se em Outubro de 1998. Apresenta uma música com sonoridade contemporânea e mensagens que procuram chamar a atenção das pessoas para o acolhimento dos outros, incentivando-as a darem valor às pequenas coisas maravilhosas que acontecem e a iniciarem, com uma atitude positiva perante a vida, a revolução do amor. A banda cedo se destacou pelas actuações de evangelização ao vivo, revelando nos concertos uma extraodinária alegria em palco e uma grande empatia e cumplicidade com o público. Em Dezembro de 2006 a banda lançou o seu primeiro CD intitulado )De mãos Vazias(. No ano em que celebrou dez anos de actividade na evangelização através da música, a banda editou o seu mais recente trabalho, "Meu Tudo", continuando a explorar os caminhos do Pop-rock, numa fusão com o Hip-hop, Funk e Reggae. Ao longo dos doze temas que compõem este álbum são narradas histórias e partilhadas experiências que desafiam a acolher o amor de Deus. Fazemos votos para que o exemplo e o testemunho desta banda continue, por muitos anos, a inspirar outros jovens a dedicarem-se à evangelização através da música.

Os restantes nomeados e vários outros artistas têm ainda a possibilidade de vir a ser distinguidos com o Prémio Evangelização cuja votação online decorrerá entre 1 e 11 de Outubro no portal Cristo Jovem em http://www.cristojovem.com.
Este prémio é atribuído por votação directa do público que pode assim escolher o artista/grupo que mais se destacou e que mais tocou as pessoas com o seu desempenho e testemunho nos concertos de evangelização ao vivo.

Estão nomeados para o Prémio Evangelização: Anima Christi, Banda Jota, Claudine Pinheiro, Kyrios, Luce, Paz Inquieta, Pe Borga, Pe João Paulo Vaz, Pe Marcos Alvim, Simplus, SpiriTeen e Terceira Margem.

Os vencedores vão receber os troféus alusivos aos prémios no dia 21 de Novembro durante um programa especial da TV Canção Nova.

Nenhum comentário:

Grupos do Google
Participe do grupo MCC - Músicos Cristãos Católicos
E-mail:
Visitar este grupo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...