Pesquisa personalizada

#MCC - Calmaria - Alexandre Privato

#MCC - Diego Fernandes - Sigo o Leão da Tribo de Judá

MCC - Músicos Cristãos Católicos recomenda:

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Rock Católico, dá para encarar?

Para quem não sabe, o Brasil é um dos maiores celeiros do rock cristão do mundo, segundo especialistas no assunto, tendo inclusive sido pioneiro no uso do hard rock e heavy metal como ferramenta de evangelização na Igreja Católica. É natural se pensar que o pioneirismo viria de países mais desenvolvidos, principalmente por tratar-se de um gênero musical polêmico. Com a presença de muitas igrejas evangélicas de segmentos mais pentecostais, o rock ganhou, inicialmente, uma identidade muito forte no meio evangélico, e com isso foi surgindo uma forte influência nos jovens católicos e ao crescimento de um cenário forte de rock católico no país.

Para se entender melhor, o rock católico nada mais é do que uma das maneiras de inculturação da Fé, direção tomada pela Igreja após o Concílio Vaticano II. Os jovens evangélicos na década de sessenta e setenta se anteciparam na criação do rock cristão, pois, segundo eles, o Espírito Santo soprou primeiro em sua Igreja, que só não foi pioneira por que teve que enfrentar uma estrutura muito conservadora na época, que hoje não tem mais tanta rigidez, basta ver os clipes gospel onde diferentes ritmos desfilam nos Cds, DVds e clipes.

A ala conservadora da igreja fica de cabelo em pé quando o assunto rock é discutido. De inicio, precisamos entender o que é rock cristão (ou white metal). Este nome é dado às bandas que tem como estilo musical o Rock Heavy Metal. Essas bandas católicas que usam como estratégia esse estilo musical, argumentam que é para promover o crescimento espiritual e a propagação do evangelho de Cristo para o mundo, ou como uma janela para questões de vida e de fé. Para “louvar” o Senhor existem vários estilos “musicais” diferentes como Hardcore, Trash, Pop/Rock, Heavy Melódico, Hard Rock, Heavy Metal tradicional, Industrial, Grunge, Ska e muitas outras tendências musicais que só eles sabem definir.

Este movimento teve início nas décadas de 60 e 70 com a juventude evangélica, iniciado por algumas bandas Batistas, dentre elas, Petra e Stryper, se espalhando pelo mundo e chegando a atingir muitos músicos católicos, dando inicio ao movimento que até então não era explorado. A primeira banda de rock católica que se tem notícia foi o Cristoatividade, que logo após vieram a Cristi, Rosa de Saron, e Eterna, espalhando o movimento no Brasil e no mundo, com muita intensidade.

Diante desse fato, muitas duvidas e questionamentos surgiram na cabeça de todos que acompanham o movimento, perguntando: dá para encarar? Os apreciadores do movimento tem uma postura e uma visão totalmente positiva, costumam dizer que “dentro do rock as coisas acontecem de uma maneira mais unida”, e continuam, em defesa do rock católico, buscando exemplos e comparações: “vocês talvez nunca vão presenciar um padre e um pastor, juntos presentes em um evento, em cima de um altar, pregando de uma maneira verdadeiramente cúmplice, em total comunhão, mas com certeza vocês irão ver (se é que já não virão, pois já aconteceu varias vezes) as bandas de rock e heavy metal dividirem o mesmo palco, com muita garra e companheirismo, falando a mesma linguagem.”

O Brasil já teve duas edições de eventos de porte, como o Metal Fest e Christian, essa última foi o primeiro evento de rock e heavy metal ecumênico que se tem conhecimento, realizado em 2000, em Santo Amaro, na cidade de São Paulo, que teve a presença de bandas consagradas como Antidemon, Rosa de Saron, Dracma, Destra, OCB. E também o Tributo ao Stryper, com União, Eterna, Bélica, Stauros, Oráculo. As duas edições do Metal Lord, que teve entre outras Seven Angels, Ceremonya.



Jacytan Melo Produções Artísticas, a mais nova produtora de eventos católicos, Ligue: (81) 9968-4098 - 8645-1475.

Um comentário:

Anônimo disse...

IAE GALERA MEU NOME É TULIO E FAÇO PARTE DE UMA BANDA DE ROCK CATOLICO AQUI DO RECIFE CHAMADA CRUX SACCRA,GOSTARIAMOS DE ENTRAR EM CONTATO COM VC´S POIS TEMOS UM MOVIMENTO CHAMADO PAZ E ROCK É UM MOVIMENTO DE ROCK CATOLICO VAMOS FAZER TODO ANO, FIZEMOS ESSE ANO E FOI MASSA O NOSSO MYSPACE É ESSE PODE DA UMA SACADA LÁ
TUDO PELA EVANGELIZAÇÃO,QUE A PAZ DE CRISTO ESTEJA COM TODO VC´S VALEW... WWW.MYSPACE.COM/CRUXSACCRA
E NOSSO ORKUT É CRUXSACCRA.

Grupos do Google
Participe do grupo MCC - Músicos Cristãos Católicos
E-mail:
Visitar este grupo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...