Pesquisa personalizada

#MCC - Calmaria - Alexandre Privato

#MCC - Diego Fernandes - Sigo o Leão da Tribo de Judá

MCC - Músicos Cristãos Católicos recomenda:

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Morre padre Joseph Gelineau, referência da música sacra pós-conciliar

Faleceu aos 87 anos, na região francesa de Sabóia, o jesuíta francês padre Joseph Gelineau que teve destacado papel na música litúrgica pós-conciliar, combinando a novidade do vernáculo com a fidelidade à tradição. Padre Gelineau musicou inúmeras passagens da Sagrada Escritura na forma da repetição, usando melodias simples e de fácil assimilação ao povo. Suas envolventes e profundas melodias para os salmos são constantemente usadas pelos religiosos, padres e o povo reunido em oração.


“A música litúrgica perdeu uma pessoa de referência. No entanto, suas reflexões e composições permanecerão para sempre nas canções das comunidades, ajudando o povo a mergulhar no mistério celebrado, incentivando e desafiando todos aqueles que exercem o ministério da música litúrgica a buscarem um maior aprofundamento teológico, bíblico e litúrgico”, disse o assessor para Música Litúrgica da CNBB, padre José Carlos Sala.


O jesuíta foi um dos fundadores, em 1966, da Universa Laus (Louvor Universal), grupo internacional para estudo da música litúrgica vocal e instrumental, com o objetivo de apresentar e implementar as reformas litúrgicas do concílio Vaticano II.

Fonte: Boletim Católica Net

Nenhum comentário:

Grupos do Google
Participe do grupo MCC - Músicos Cristãos Católicos
E-mail:
Visitar este grupo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...